A importância do lar e das refeições em família

Oi!


Eu sempre falo aqui e em todos os nossos canais de comunicação sobre a importância de estar ao redor da mesa e sobre a importância de tornar o lar o centro das atividades familiares. Aliás, esse é o maior motivo da existência da Encanto, queremos levar essa mensagem para o maior número de pessoas possível.

Eu tenho estudado esse assunto há um tempo e é impressionante o poder que essas experiências podem ter em nossas vidas e de nossas famílias. Aqui na Encanto acreditamos muito que nosso lar é o lugar mais importante do mundo, ele é o berço do nosso caráter, da nossa personalidade, das nossas crenças e dos nossos hábitos. Se pararmos para pensar, a família é a primeira interação social de um bebê e o lar é o local que acolhe essa primeira interação. É incrível pensar nisso e impossível não refletir sobre a importância da família e do lar.


Dentro do lar, acredito que a principal atividade familiar é a reunião ao redor da mesa. E quando eu falo nessas refeições, o que vem na sua cabeça?


Normalmente quando começo a falar sobre estar ao redor da mesa para as pessoas elas me contam daqueles grandes almoços de domingo que marcaram suas vidas, aqueles que reunem a família toda, sabe? Esses momentos realmente são incríveis e muito importantes, porém, há um outro “ao redor da mesa” tão importante quanto, ou até mais, que é o sentar com a família ao redor da mesa durante os dias da semana, ou seja, tornar o "ao redor da mesa" uma rotina dentro de casa.


Cada vez mais nossas rotinas estão corridas e nossas agendas tomadas de compromisso, e consequentemente, cada vez temos menos tempo de convivência familiar. Mas, é muito importante dedicarmos tempo para fazer refeições juntos durante a semana, pois estudos demonstram uma forte relação entre esse hábito e melhores indicadores de bem estar, acadêmicos e até de saúde nas crianças e adolescentes. Você sabia que muitos estudos já conseguem relacionar uma taxa menor de uso de álcool e drogas em adolescentes que se sentam ao redor da mesa com a família mais que 5 vezes na semana?


A mesa é um lugar de aconchego; é onde as crianças e adolescentes podem experimentar o sentimento de pertencimento, independente do que acontece no colégio ou em suas atividades fora; é onde os pais demonstram interesse pelo que os filhos estão fazendo e estudando, passando o sentimento de importância para eles; é onde eles compartilham suas vitórias e alegrias; enfim, é onde encontramos a nossa paz.


Antes de fechar esse texto, gostaria de deixar uma reflexão para você: o que vivemos dentro de casa é o espelho do eu viveremos fora. É dentro de casa que somos preparados para assumir o nosso papel no mundo. Então, o que você está vivendo dentro do seu lar? 


Um beijo,

Bia S.

COMPRE COM SEU CARTÃO
ATENDIMENTO

Porque a vida é encantadora

SIGA-NOS
  • Instagram - Grey Circle
  • Facebook Social Icon
  • Pinterest Social Icon
contato@encantomeu.com
+55 11 99524 8084

©2016 todos os direitos reservados Encanto Meu Flores

Encanto Meu Flores e Artigos para Casa Ltda | CNPJ 27.090.288/0001-99